DESPORTO – Amares Trail volta a 24 de Novembro e vai partir da Casa da Tapada

DESPORTO –
Amares Trail volta a 24 de Novembro e vai partir da Casa da Tapada

A 4ª edição do Amares Trail está agendada para o próximo dia 24 de Novembro e vai partir da Casa da Tapada, em Fiscal, onde outrora viveu o poeta e humanista Francisco Sá de Miranda, terminando na Praça do Comércio, em Ferreiros.

Tal como nos anos anteriores, a “Festa do Trail de Amares”, como a organização caracteriza a prova, divide-se em duas distâncias (25 e 15 quilómetros), voltando a contar com uma “super-especial”, de 1,5 quilómetros, no Monte de São Pedro Fins.

PUBLICIDADE

«O local de início da prova é a grande novidade e fará com que os atletas percorram cerca de um quilómetro na mata centenária, na Casa da Tapada, num enquadramento magnífico, até ao portão de Portela», explicou Miguel Ribeiro, da organização, na apresentação da prova.

Depois de muitos quilómetros, em várias freguesias, o final acontecerá junto à estátua de Sá de Miranda, situada na Praça do Comércio, sendo que a organização evoca também outro ilustre amarense, António Variações, que aparece representado no “jersey” oficial.

As inscrições decorrem até 17 de Novembro, na página da empresa de cronometragem “Lap2Go”, limitadas a 800 participantes. Até ao momento, inscreveram-se mais de 420 pessoas.

RUMO AO CAMPEONATO NACIONAL

Os dois organizadores do Amares Trail, Miguel Ribeiro e Alfredo Vieira, esperam que a prova possa integrar, já no próximo ano, o Campeonato Nacional de Trail.

«Estamos em conversações nesse sentido, porque é um dos nossos grandes objectivos é precisamente entrar no campeonato nacional. Acreditamos que em 2020 vamos consegui-lo, o que será algo muito importante», sublinhou Miguel Ribeiro.

«MARCA FORTE»

Para o presidente da Câmara de Amares, Manuel Moreira, o evento «é já uma marca forte» do mapa de eventos desportivos do concelho, assumindo a dupla função de promover a prática desportiva e de divulgar o território.

«A organização tem feito um trabalho de excelência que muito nos honra, pelo que é com muito prazer que nos associamos. Estamos a falar de um evento capaz de atrair muita gente a Amares, incluindo do estrangeiro», realçou.

Para o autarca, o investimento feito pela Câmara no desporto «é significativo», mas «traz retorno». «Estaremos sempre na primeira linha para apoiar este tipo de eventos», frisou.