Opinião de Mário Paula
Este mês trago até aos leitores um grupo de jovens que sonharam e lutaram até concretizarem um objetivo que seria de alguma forma inesperado. Não pela ausência de qualidade, mas sim pela escassez de recursos que dispõe para trabalhar em comparação com os seus adversários. Mesmo assim, contornaram os obstáculos e hoje são vencedores. Não só no terreno de jogo mas também fora dele. Falo, naturalmente, da equipa Amares Vólei. São mais de 100 atletas, 100 vencedores que fizeram um percurso difícil mas triunfal.
Para termos uma breve noção, a equipa desportiva Amares Vólei, no escalão de infantis, conquistou todos os títulos possíveis da sua categoria, ficando em primeiro lugar em todas elas. Também o escalão de juvenis merece ser parabenizado por ter obtido a conquista do primeiro lugar na Associação de Vólei de Braga e pela conquista da taça da mesma associação.
É, portanto, nosso dever, enquanto amarenses orgulhosos, felicitar estes jovens por este feito espetacular.
Um enorme obrigado a todos aqueles que proporcionam e apoiam a exponencialização do talento de todos estes atletas. Um agradecimento muito especial a todos os que contribuem para a sustentabilidade (cada vez mais complicada) deste projeto. Ao professor Reininho, o “professor” da equipa, só podemos agradecer por todo o esforço incansável e pelo tempo que dedica ao projeto, aos alunos e atletas ao longo já de vários anos.
O desporto em idade escolar é uma mais-valia para estes jovens pelo incentivo à atividade física, pelo ensino de valores e aptidões úteis ao longo da vida e no mercado de trabalho.
Posto isto, torna-se necessário que todos nós e, essencialmente o executivo municipal, olhe com mais atenção para este projeto e para o desporto escolar. Podemos fazer mais por estes jovens e principalmente por serem uns dos maiores embaixadores do nome do nosso concelho. Podemos e devemos investir mais no desporto escolar para que as únicas preocupações dos atletas, dirigentes e alunos estejam ligadas à vertente desportiva.
Não podemos apenas vangloriarmo-nos pelos grandes feitos, mas também apoiá-los na concretização dos seus projetos, pois ganha a educação, ganha o desporto e, acima de tudo, ganham os jovens amarenses.