REGIÃO -
AMSB encerra “Ciclo de Recitais” esta sexta-feira

A Associação de Música Sacra de Braga (AMSB) iniciou em Abril um novo “Ciclo de Recitais”, que findará esta sexta-feira, 23 de Julho. Desta vez, adaptando-se às exigências impostas pela pandemia da COVID-19, a associação optou pela transmissão online em directo nas suas redes sociais.

A 30 de Abril 2021, a associação apresentou-se com um recital de canto e órgão, pela soprano Teresa Pereira e o organista Gregório Gomes.

A 28 de Maio, foi transmitido um recital de canto e violoncelo. A interpretação esteve a cargo de Samuel Pinto, no órgão, Vera Mesquita, no canto, e Mariana Rodrigues, no violoncelo. Foram interpretadas obras de Vivaldi, Bach, Haydn, César Frank e Rossini. Para assinalar o mês de Maio, tradicionalmente dedicado a Maria, mãe da Igreja, foram ainda apresentadas três obras intituladas Ave Maria, de Caccini, Lorenc e Gomez.

PUBLICIDADE

A 25 de Junho, foi apresentado o terceiro recital, desta vez dedicado apenas ao canto, onde a soprano Daniela Rego, acompanhada de Samuel Pinto no órgão, interpretou obras como Domine Deus de Vivaldi, Salve Regina de Pergolesi e a ária Traloscure ombre funeste de Mozart.

Este Ciclo encerrará a 23 de Julho, com início da emissão online às 21h, com um recital de canto e violino, a cargo do tenor José Carlos Mateus, da violinista Beatriz Carneiro e do organista Gregório Gomes. Serão apresentadas entre outras peças, duas canções sacras de Heinrich Schutz (1585-1672), “Eile mich, Gott, zu erretten” e ” O Jesu, nomen dulce”; uma ária da Missa em Sim de Johann Sebastian Bach (1685-1750), “Benedictus” e uma ária da ópera Rodelinda de George Frideric Handel (1685-1759), “Pastorelo d’un povero armento”.

Em nota enviada, a presidente da Academia, Mariana Certal, realça que «com estes recitais, a associação pretende promover a música sacra e dar acesso a todos os interessados, a momentos culturais de elevada qualidade».