Eliseu Gaspar, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) manifestou a intenção de Angola em participar na próxima edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação.
O propósito foi expressado a Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, durante a assinatura de um protocolo de cooperação com a Província de Huíla, no sentido de aproximar esta região angolana do município bracarense.
O interesse assenta no facto de a indústria agro-alimentar ser um dos principais sectores económicos daquela região angolana.
Composta por representantes políticos e empresários, a comitiva visitou o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, onde conheceram a tecnologia de ponta que se faz em Braga, com especial incidência sobre o sector alimentar, foco do sector empresarial angolano.
GEMINAÇÃO
No encontro, Ricardo Rio afirmou que assinatura do protocolo “é um passo importante para aproximar as duas regiões e iniciarmos uma cooperação profícua”.
“É muito importante que haja em Portugal um ponto de contacto com a província angolana, pois isso facilitará o desenvolvimento de projectos concretos”, referiu Rio.
Já os responsáveis angolanos lançaram um repto os empresários bracarenses para que invistam mais em Angola, nomeadamente no desenvolvimento das infra-estruturas públicas, uma das prioridades de todas as regiões angolanas.
A Província de Huíla nomeou ainda uma representante que vive na cidade, Carla Gaspar, para ser a interlocutora nesta relação que se pretende que culmine posteriormente com um acordo de geminação com Lubango, capital de província.
A Startup Braga foi um dos pontos de paragem da comitiva. Aqui ficaram a conhecer o que tem sido feito na área do empreendedorismo e inovação, tendo sido um dos motivos que suscitaram mais interesse por parte dos responsáveis angolanos, pois estão a desenvolver esforços para criar uma estrutura semelhante em Lubango. Luís Rodrigues, responsável da Startup Braga que acompanhou a visita, demonstrou toda a disponibilidade em colaborar na concretização deste projecto.
A visita aconteceu por ocasião da participação desta comitiva na segunda edição da Conferência Económica do Mercado da CPLP, que decorreu na passada terça-feira, no Porto.
HUÍLA
Huíla é uma das 18 províncias de Angola, localizada na região sul do país, sendo a mais rica província da porção meridional angolana. Tem como capital a cidade e município do Lubango.
Segundo as projecções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto nacional de Estatísticas angolano, conta com uma população de 2.819.253 habitantes e com uma dimensão de 79 023 km², sendo a província mais populosa de angola depois de Luanda.