A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica esteve, entre as 20h00 de ontem, dia 2 de abril e as 08h00 de hoje, dia 3 de abril, a fiscalizar cerca de 300 veículos de mercadoria. Não registou apreensões ou contraordenações.
O objetivo é controlar e verificar as condições de higiene e segurança de alimentos como azeite, carnes, pescado e produtos de panificação.
Luís Lourenço, o inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a acompanhar a operação na ponte 25 de Abril, no distrito de Lisboa, disse à Lusa que até às 08h00 se inspecionaram 300 veículos. Uma operação que conta com 170 inspetores.
«Isto é uma operação que está direcionada para os transportes de mercadorias da competência da fiscalização da ASAE. Teve início ontem às 20 horas nas fronteiras portuguesas com Espanha e tem a sua sequência durante o dia de hoje, terminando cerca das 20 horas», explicou.
A operação teve lugar em 50 pontos do país.
«Visa igualmente a deteção de eventuais ilícitos relacionados com as mercadorias em trânsito como por exemplo a contrafação, com consequências diretas para o consumidor final», apontou.
«Não há para já, felizmente, situações a registar no que diz respeito a contraordenações e apreensões, o que é um bom sinal para o cumprimento dos nossos operadores económicos e a capacitação do trabalho de prevenção que tem sido feito», disse ainda.
O inspetor-geral da ASAE refere que a operação conta com a colaboração da GNR e PSP.