A Câmara Municipal de Terras de Bouro promove esta quarta-feira, 20 de Outubro, as comemorações do Dia do Município.
O programa abre às 17h e tem como ponto alto a homenagem às instituições concelhias pelo seu contributo no âmbito do trabalho desenvolvido no combate à pandemia de Covid-19. O encerramento será dado com a actuação de Miguel Gameiro, vocalista dos Pólo Norte.
A 20 de Outubro assinalam-se 507 anos da atribuição, pelo Rei D. Manuel I, da carta de foral às “Terras de Boyro”.
CONCELHO COM MUITA HISTÓRIA
O concelho de Terras de Bouro, situado em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês e percorrido pelas bacias do Cávado e Homem, é rico em história, tradições e paisagens deslumbrantes. As diversas potencialidades, recursos naturais e vasto património cultural ou religioso fazem deste concelho, aos dias de hoje, uma região de procura turística por excelência.
«No percurso histórico, especificamente no período da denominação romana, Terras de Bouro guarda um espólio de valor reconhecido, a nível nacional e internacional, incidindo na Via Nova XVIII – Geira Romana – que ligava a capital da Província de Bracara Augusta a Astorga (Espanha). A partir do século V, o Norte de Portugal foi tomado por vários povos (Suevos, Visigodos e Muçulmanos). Um dos mais notáveis padrões desse acontecimento, enquadrando-se no século V, é Bouro ou Boyro, na linguagem popular, designação territorial que ficou solidamente vinculada a uma vasta região que dá pelo nome de Terras de Bouro. O acto heróico dos Búrios farão parte integrante da génese desta região, que da sua ocupação e permanência, durante épocas, deixaram de herança a nomeação toponímica, por serem as terras dos Búrios. Com a evolução linguística originou-se o nome Terras de Bouro. Na época medieval, as comunidades de Terras de Bouro beneficiaram da Carta de privilégio de D. Dinis, que patenteava um contrato oneroso, revelando uma singular importância política na administração territorial portuguesa. Esta Terra de Boyro que D. Manuel consagrou atribuindo-lhe o Foral em 1514, revela ser uma região com um povo determinado e de luta na conquista territorial. Actualmente, este legado histórico, ainda está presente no ordenamento territorial, nas tradições e na identidade cultural de Terras de Bouro», pode ler-se na síntese histórica patente no site oficial do Município de Terras de Bouro.