REGIÃO -
ATAHCA disponibiliza formações gratuitas para qualificação dos recursos humanos das empresas

A ATAHCA está a disponibilizar gratuitamente, através do Centro Qualifica Escolar e Profissional, com o intuito de «apoiar as empresas no aumento das qualificações dos seus Empresários/as, Dirigentes e Colaboradores/as, bem como na Certificação Profissional dos/as mesmos/as», uma grande variedade de formações.

Estas formações proporcionam Certificação Escolar – 4º ano, 6º ano, 9º ano e 12º ano; Certificação Profissional nas áreas/ profissionais do Comércio (Operador/a de Distribuição, Operador/a de Logística, Técnico/a Comercial, Técnico/a de Distribuição, Técnico/a de Logística, Técnico/a de Marketing e Técnico/a de Vitrinismo); Hotelaria e Restauração (Cozinheiro/a, Empregado/a de Restaurante/ Bar, Técnico/a de Cozinha/ Pastelaria, Técnico/a de Restaurante/Bar); Turismo e Lazer (Técnico/a de Informação e Animação Turística); Secretariado e Trabalho Administrativo (Assistente Administrativo/a, Técnico/a Administrativo/a; Técnico/a de Secretariado); Serviços de Apoio a Crianças e Jovens (Cuidador/a de Crianças e Jovens, Técnico/a de Ação Educativa; Técnico/a de Juventude); Trabalho Social e Orientação (Agente de Geriatria, Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade, Animador/a Sociocultural, Técnico de Apoio Familiar e de Apoio à Comunidade) e Produção Agrícola e Animal (Operador/a Apícola, Operador/a de Máquinas Agrícolas)

DUPLA CERTIFICAÇÃO

PUBLICIDADE

As horas de formação podem ser contabilizadas ao abrigo da obrigatoriedade das 40 horas anuais de formação (Lei nº 93/2019, de 04 de setembro) e existe a possibilidade de itinerâncias: sempre que haja um grupo com o mínimo de 10 colaboradores (seja na mesma empresa ou instituição ou em organizações próximas geograficamente), a Equipa do Centro Qualifica desloca-se ao local para desenvolver o processo.

O Processo de Certificação Profissional decorre pela via do Reconhecimento de Competências adquiridas e de Formação Complementar (não adquiridas / por desenvolver), com um horário: flexível, adaptado à disponibilidade da Empresa/Instituição e dos seus/suas Colaboradores/as em horário a acordar (laboral ou pós-laboral). Para manifestação de interesse, as empresas deverão preencher o seguinte formulário em: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=AleCjqLaekW47BUbhtqCqfv_bbeuq3lBobx90gJMxOtUQzdQSDBJS1pFUDNPMFhKQTg3SVVJSllSNC4u&fbclid=IwAR03rs136A3YQtHrH24hmG-JqEVb_ZN3Bg0yTCqO7M3n5s_id05hTM9JyQY

Para mais informações deve entrar em contacto para o Centro Qualifica da ATAHCA, através dos seguintes contactos, telefone: 253 321130 ou telemóvel 911 193 442, ou para o endereço e-mail: [email protected]

RVCC PROFISSIONAL

O RVCC Profissional tem em vista a melhoria dos níveis de certificação profissional dos/as adultos/as que não possuem qualificação na sua área profissional, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida. A certificação obtida através deste sistema permite não só a valorização profissional, social e pessoal, mas também o prosseguimento para percursos de formação de nível subsequente.

Destina-se a adultos/as com mais de 23 anos de idade que não possuem qualificação na sua área profissional e apresenta-se como uma resposta para todos/as os/as adultos/as que tenham adquirido saberes e competências profissionais através da experiência de trabalho ou noutros contextos de vida, não detenham qualificação profissional e pretendam obter certificação profissional na sua área.

Excepcionalmente, no caso de adultos entre os 18 e os 23 anos, inclusive, terão de possuir pelo menos 3 anos de experiência profissional devidamente comprovada pelos organismos competentes.

Este processo baseia-se no Referencial de Competências de cada saída Profissional, constante no Catálogo Nacional de Qualificações, e segue as seguintes fases: 1º Identificação e reconhecimento das competências profissionais, detidas pelo adulto/a; 2º Identificação das competências profissionais em falta, com indicação da formação adicional que deve frequentar e em 3º Validação e Certificação das competências profissionais.

CERTIFICAÇÃO

No final do processo de RVCC Profissional, o/a adulto/a obtém a certificação das respetivas competências através de um Certificado de Qualificações, documento que comprova as competências profissionais validadas e um Diploma de nível 2 ou nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações.

A conclusão de um processo de RVCC profissional conduz a uma certificação de nível 4 de qualificação, caso o candidato já seja detentor do nível secundário de educação. O processo desenvolvido no âmbito do RVCC Profissional e escolar é gratuito e tem uma duração média de 3 a 4 meses, dependendo do número de sessões semanais, em horário laboral ou pós-laboral. O processo inclui 50 horas de formação obrigatória.

ÁREAS DE QUALIFICAÇÃO

As áreas de formação são Artesanato, para Borrador; o Comércio, ao caso para Operador de Distribuição, operador de logística, técnico comercial, técnico de distribuição, técnico de logísica, técnico de marketing e técnico de vitrinismo.

Para Hotelaria e Restauração existem as opções de cozinheiro, empregado de restaurante/bar, técnico de cozinha/pastelaria, técnico de restaurante bar,

Quanto á área do Turismo e Lazer, a oferta é de técnico de informação ou animação turística.

Para Secretariado e trabalho administrativo, a oferta é de assistente administrativo, técnico administrativo e técnico de secretariado.

Em Produção agrícola e animal, são desenvolvidas formações para operador apícola e operador de máquinas agrícolas.

No Serviços de apoio a crianças e jovens, a oferta é a de cuidador de crianças e jovens, técnico de acção educativa e técnico de juventude.

Para Trabalho Social e Orientação, é disponibilizada formação em agente em geriatria, assistente familiar e de apoio à comunidade, animador sociocultural e técnico de apoio familiar e de apoio à comunidade.

Todos os cursos se enquadram se revestem de um determinado perfil de profissional adequado.