OPINIÃO

OPINIÃO -
Atividade Física

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Artigo de Marco Alves

 

A 6 de abril, dia em que o jornal “O Amarense” saiu para a banca, comemorou-se o Dia Mundial da Atividade Física. Esta data pretende promover a prática da atividade física e destacar a importância da realização regular do exercício físico. É uma iniciativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) e nasceu como forma de luta contra o sedentarismo. A OMS aponta a inatividade física como quarto principal fator de risco de morte no mundo.

Hoje em dia, o mundo em que vivemos passa por uma transformação sem precedentes e de inúmeras incertezas. O chamado “novo normal” está a exigir que as pessoas tenham uma capacidade de adaptação a diferentes cenários. Todos nós passamos por momentos desafiantes, porém, uma coisa é certa: as mudanças são inevitáveis e acontecem em todas as áreas da nossa vida.

O aparecimento da pandemia em Portugal originou o aumento do sedentarismo presente na vida dos portugueses, provocado pelas inúmeras restrições impostas para conter a pandemia. O teletrabalho, as aulas online, o fecho de alguns espaços desportivos, a redução do número de utilizadores nos ginásios foram fatores que contribuíram para esse aumento.

De acordo com a OMS, cada movimento e as novas diretrizes sobre a atividade física e comportamento sedentário recomendam pelo menos 2,5 horas a 5 horas de atividade aeróbica (de moderada a intensiva) por semana para todos os adultos, para as crianças e adolescentes a média diária de atividade física deve ser cerca de 1 hora.

A adoção de um estilo de vida fisicamente ativo, uma vez que a prática regular da atividade física é considerada um fator de proteção para doenças como a diabetes tipo 2, a obesidade, cardíacas ou cancro que milhares de portugueses sofrem. A prática do exercício também minimiza o impacto à saúde mental (depressão, ansiedade), provocando a produção de endorfina, a hormona do bem-estar e melhora a capacidade cognitiva e contribui na qualidade do sono. 

Aproveito o espaço do texto para incentivar os leitores a participar no próximo dia 4 de junho na prova Amares UrbanFit 2022. Uma prova que combina de forma divertida corrida com obstáculos urbanos para aqueles para quem uma simples corrida já não é totalmente desafiante. Certamente, tal como tem acontecido nas ultimas edições, será também uma prova de carácter solidário, ajudando assim uma instituição de Amares.

Faça diferente, saia da rotina, surpreenda-se a si mesmo e às pessoas ao seu redor. Estamos tão acostumados a uma vida ligada ao “piloto automático” que muitas vezes não procuramos novas formas de realizar tarefas.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS