O Auditório da Câmara Municipal de Amares acolheu, na passada sexta-feira, um seminário com base no tema “Violência de Género: Da Prevenção, Capacitação à Intervenção”, numa iniciativa desenvolvida pelo projecto “ENVOLVER”, dinamizado pela SOPRO.
Esta sessão teve como principal objectivo a elaboração «de um espaço para a reflexão e partilha de conhecimentos e práticas na vertente da violência doméstica», sendo que abordou também a desigualdade de género e a divulgação dos resultados finais do projecto “ENVOLVER”.
A sessão de abertura deste seminário foi presidida por Cidália Abreu, vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, por Joaquim Alves, representante da Associação SOPRO e também pela presidente da autarquia de Vila Verde, Júlia Fernandes.
O painel seguinte, denominado “Violência nas Relações Interpessoais: da Prevenção à Intervenção”, foi dinamizado por Susana Mota, que integra a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, num momento que contou com a participação de Sofia Neves, da Associação “Plano I”.
Este debate contou com a moderação de Alexandrina Cerqueira, representante do município de Vila Verde e, após o mesmo, foram apresentados os resultados finais do projecto “ENVOLVER”, através das técnicas Joana Miranda e Sandra Amaral.
De recordar que este projecto se encontra centrado na capacitação técnica, sensibilização, formação e orientação de boas práticas a públicos que intervêm com a comunidade em geral e é desenvolvido pela SOPRO, numa parceria com os Município de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.
Em nota final no comunicado divulgado, o “ENVOLVER” faz questão de deixar um agradecimento especial aos municípios referidos pelo «acolhimento e apoio que foi prestado ao longo de todo o projecto».