REGIÃO - Barcelos apresenta Projecto de Orientação Adaptada em seminário do Eixo Atlântico

REGIÃO -
Barcelos apresenta Projecto de Orientação Adaptada em seminário do Eixo Atlântico

O Museu de Olaria de Barcelos recebeu, esta terça-feira, o IV Seminário de Intercâmbio de Experiências no Âmbito da Educação do Eixo Atlântico, que contou com a presença da vereadora da Educação e Acção Social, Armandina Saleiro, do Secretário-Geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, e do Presidente do Grupo de Trabalho de Educação e Cultura do Eixo Atlântico, Manuel Dios.

A iniciativa contemplou vários painéis, com projectos que configuram boas práticas dos municípios no âmbito de ‘Política Social – Integração e Coesão nas Cidades’.

A autarca sublinhou que o Projecto de Orientação Adaptada é monitorizado pelo atleta barcelense Joaquim Sousa, vice-campeão europeu de Orientação. A Orientação Adaptada, ao contrário da modalidade original, não tem como essência a corrida e a leitura do mapa. Consiste, antes, no reconhecimento de painéis de cores e consequente resolução de desafios.

PUBLICIDADE

O Projecto tem como objectivo, o de “promover a inclusão social e o contacto com a natureza, uma vez que é uma modalidade praticada ao ar livre, e comporta benefícios para os seu praticantes ao nível cognitivo, mental e emocional”.

Neste seminário foram, ainda, apresentados projectos inovadores no âmbito da educação e inclusão social dos municípios de Maia, Braga, Vila Nova de Gaia, Porto, Valongo, Santa Maria da Feira, Viana do Castelo, Corunha, Guimarães, Santiago de Compostela, Famalicão e Matosinhos.