REGIÃO -
Barcelos avança com concurso para construção da ecovia do Cávado

A Câmara de Barcelos vai lançar o concurso público para a construção do troço da ecovia entre Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia, numa extensão de 1.800 metros, com passagem sob a ponte medieval, anunciou esta segunda-feira o município.

Em comunicado, o município acrescenta que a obra tem um prazo de execução de seis meses e um custo estimado de 695 mil euros, acrescido de IVA.

O investimento é comparticipado pelo Programa Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

PUBLICIDADE

A obra insere-se no projecto ‘Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa’, numa extensão de mais de 22 quilómetros e que se desenvolve, na sua totalidade, na margem esquerda do rio Cávado.

Obteve da Assembleia Municipal, em Abril de 2019, o reconhecimento de interesse público e o parecer favorável da Direcção Regional da Cultura do Norte, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte e da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

O troço entre Barcelinhos e Rio Covo Santa Eugénia abrange dez parcelas de terreno, com as respectivas servidões administrativas já constituídas a favor do município, incluindo a parcela pertencente à Fundação Asilo-Escola Gonçalo Pereira.

Terminado o processo de obtenção da totalidade dos terrenos, o projecto vai avançar agora para concurso público.