REGIÃO - Barcelos contemplado com verba até 500 mil euros para combater pobreza

REGIÃO -
Barcelos contemplado com verba até 500 mil euros para combater pobreza

A Câmara Municipal de Barcelos manifestou interesse em desenvolver no concelho o programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G), através do qual será contemplado com uma verba entre 400.001 euros a 500.000 euros, com o objectivo de combater a pobreza e a exclusão social.

A manifestação de interesse foi aprovada em reunião ordinária do executivo no dia 10 de maio, designando como entidade coordenadora local a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave.

A Portaria n.º 229/2018, de 14 de Agosto, procedeu à criação do programa CLDS-4G e aprovou o respectivo regulamento específico. Nos termos do n.º 8, do artigo 2.º desta Portaria, foi publicado o Despacho n.º 3998/2019, de 10.04.2019, do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o qual determina que o concelho de Barcelos é elegível no âmbito do Programa CLDS-4G, pelo que será alvo de financiamento, cujo limite mínimo é de 400,001 euros e o limite máximo de 500.000 euros.

PUBLICIDADE

Os CLDS têm como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, de forma multissectorial e integrada, através de acções a executar em parceria, para combater a pobreza persistente e a exclusão social.

Barcelos teve, e ainda tem, em funcionamento um CLDS 3G na freguesia de Arcozelo e na União de Freguesias de Barcelos, Vila Boa e Vila Frescainha de S. Martinho e S. Pedro. O trabalho desenvolvido durante os últimos três anos, pela equipa de técnicos e pela parceria estabelecida com outras instituições de direito privado e com a Câmara e Juntas de Freguesia, permitiu que os objectivos inicialmente estabelecidos fossem implementados com resultados reconhecidos pela comunidade local.