O Bloco de Esquerda (BE) visitou a Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga e ao Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI) da Póvoa de Lanhoso, com o intuito de conhecer as necessidades das associações.
José Gusmão, eurodeputado, Alexandra Vieira, deputada na AR eleita pelo círculo de Braga, Paulo Silva e Carlos Machado, respectivamente candidato à Câmara e à Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso constituíram a comitiva que se deslocou às duas associações
A Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, apoia cerca de 50 pessoas, e o CAVI que de momento tem 39 beneficiários, havendo muita gente em lista de espera.
Os bloquistas lembram que o raio de acção das duas associações vai além do distrito de Braga, chegando a ter beneficiários de outros distritos.
Por essa razão, Paulo Silva considera que “estas associações são um sector importantíssimo da Póvoa de Lanhoso, prestam um apoio indispensável à comunidade na promoção da vida independente”.
Também Carlos Machado considera que “o apoio à vida independente é o caminho a seguir, ao contrário do passado que se resumia à institucionalização de pessoas, agora e com centros como este é possível que as pessoas tenham uma vida digna”.
“É lamentável que haja pessoas em lista de espera, é necessário dotar estas associações com mais fundos”, afirma o candidato povoense.