O Centro de Estudos Mirandinos, valência cultural da Câmara de Amares, apresentou publicamente, esta quinta-feira, um livro do século XVII com a coleção completa de Francisco Sá de Miranda. A obra foi adquirido por 2.400 euros e está em exposição na Biblioteca Municipal.
Segundo o diretor do Centro de Estudos Mirandinos, Sérgio Guimarães de Sousa, o volume em causa (“As obras do doutor Francisco de Sá de Miranda, Vicente Alvarez, 1614”) é um exemplar “raro e precioso”, que “vem enriquecer o concelho de Amares”, integrando-se na missão de “valorizar a obra” do poeta Sá de Miranda.
“Esta iniciativa abre uma nova valência do Centro de Estudos Mirandinos, sendo a primeira de outras obras que vamos adquirir para tornar ainda mais rico este espaço”, acrescentou Sérgio Guimarães de Sousa, explicando que a obra agora apresentada foi adquirida por 2.400 euros, um “preço simpático” tendo em conta a “qualidade e a raridade” da publicação em causa.
O diretor do Centro de Estudos Mirandinos disse que esta é a segunda edição da obra de Sá de Miranda, sendo “mais rica, com mais textos e mais limada” do que a primeira, editada em 1595, além de integrar também uma biografia do poeta. “Devem existir no mundo apenas seis ou sete exemplares”, indicou.
A obra vai estar em exposição permanente na Biblioteca Francisco Sá de Miranda.