AMARES -
Bibliotecas dos Centros Escolares de Amares ganham prémio no projecto “Ler+”

O projecto MAR LIVRE (O), submetido pelo Agrupamento de Escolas de Amares, foi premiado no âmbito do Projecto Ler+ Mar, que resulta de uma parceria estabelecida entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), a Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), a Aporvela e o jornal Público.

Numa perspetiva multidisciplinar e de flexibilidade curricular, os docentes, em colaboração com as professoras bibliotecárias, trabalharam com os seus alunos o tema mar, elegendo como subtema as ameaças aos ecossistemas marinhos (alterações climáticas, lixo marinho, entre outras).

PUBLICIDADE

Ao longo do desenvolvimento do projeto foram abordadas as dimensões científica, literária, ambiental e gastronómica, permitindo, deste modo, a realização de diferentes e inesperadas “vivências” e “leituras” sobre o mar.

As turmas do pré-escolar e os alunos do 1º ciclo constituíram o público-alvo deste projecto, que, numa dinâmica interdisciplinar, contou com a envolvência das diferentes áreas curriculares, no 1º Ciclo e das diferentes áreas de conteúdo na educação Pré-escolar.

«Integramos o Projeto BE com/VIDA com a presença da professora Helena Barbosa e pais e encarregados de educação. As professoras bibliotecárias Anabela Vilela e Maria da Luz Pereira, dos Centros Escolares de Amares, agradecem todo o apoio, colaboração e participação dos professores, educadores, alunos, pais e encarregados de educação, professora Helena Barbosa e assistentes operacionais, na operacionalização e concretização deste projecto», refere uma nota do Agrupamento de Escolas.