Os Bombeiros Voluntários de Guimarães comemoraram este domingo, 24 de março, o seu 147º aniversário. Um dia de homenagens e também para assinatura de um protocolo para criação de um curso de formação de bombeiros.
O dia arrancou com o hastear das bandeiras no quartel da Instituição, a que se seguiu um desfile dos efetivos e de viaturas em direção à Igreja de S. Francisco, onde se celebrou uma missa em sufrágio pelos bombeiros e sócios falecidos.
De seguida, teve lugar a habitual homenagem no monumento ao Bombeiro, que contou com a presença de José Luís Carneiro, Ministro da Administração Interna, Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, José João Torrinha, presidente da Assembleia Municipal e João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães.
Após a condecoração de vários elementos da corporação, foi assinado um protocolo para criação de um curso de formação de bombeiros entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, o Centro de Formação Francisco de Holanda, representado pela diretora Rosalina Pinheiro, e a Escola Nacional de Bombeiros, representada pelo seu diretor, Vítor Reis, permitindo aos alunos que acabem o 9º ano ter formação inicial para ingresso nos Bombeiros Voluntários.
COMANDANTE CONDECORADO
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Bento Marques, foi hoje distinguido com a atribuição da Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau ouro e distintivo laranja, pelo ministro da Administração Interna.
A condecoração premeia «serviços relevantes e de elevado mérito», marcou a despedida do comando e a festa comemorativa dos 147 anos da Associação Humanitária.