A bênção de duas novas viaturas e do novo Museu Transparente foram os momentos marcantes das comemorações oficiais do 40º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, ontem realizadas.
Á margem da entrega de condecorações, a bênção de duas novas viaturas e do novo Museu Transparente, onde se pode ver o primeiro carro de bombeiros desta corporação, marcaram a cerimónia solene.
Presente no ato, o presidente da câmara de Barcelos, Mário Constantino, fez questão de destacar duas pessoas muito importantes na vida dos bombeiros locais: Amadeu Lemos, fundador e impulsionador do desenvolvimento da Associação Humanitária; e José Lemos, atual presidente que muito se tem dedicado à causa dos Bombeiros.O Presidente da Câmara aludiu à grande extensão do território, sendo o maior do país em termos de freguesias e o maior do distrito de Braga, em área, fatores que exigem muito dos três corpos de bombeiros do concelho: Viatodos, Barcelos e Barcelinhos.
Por seu lado, José Lemos, Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, fez um balanço do seu mandato (encontra-se de saída) e destacou como principal missão a estabilização das contas da corporação.
Durante a sessão, usaram também da palavra Fernando Vilaça, Presidente da Assembleia Geral dos B.V. Viatodos, José Manuel Pereira, Comandante dos B.V. Viatodos, Ana Damasceno, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, e Luís Elias, representante da Liga dos Bombeiros de Portugal.