As corporações de bombeiros dos dez concelhos do Alto-Minho receberam novos equipamentos de proteção e emergência. Foram entregues pela Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, no âmbito do projeto ATEMPO – Assistência Transfronteiriça de Emergência, financiado pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027.
Representa um investimento superior a 351 mil euros e visa reforçar a capacidade de resposta dos operacionais do território a situações de risco, emergência e catástrofe, num contexto cada vez mais marcado pelos efeitos das alterações climáticas.
Entre os equipamentos distribuídos incluem-se motobombas, geradores, lanternas, bloqueadores de emergência, câmaras térmicas, estações meteorológicas portáteis, GPS, uma unidade autónoma e outros materiais complementares.
Para formalizar a cedência destes meios às corporações de bombeiros profissionais e voluntários, foi assinado um protocolo de transferência de propriedade e utilização dos equipamentos entre a CIM Alto Minho, os municípios e as respetivas corporações.
Este protocolo estabelece, entre outros aspetos, as obrigações das partes quanto à utilização, manutenção e divulgação do apoio recebido no âmbito do projeto ATEMPO.