BRAGA - Braga acolhe primeiro centro partilhado do Instituto Europeu da Inovação

BRAGA -
Braga acolhe primeiro centro partilhado do Instituto Europeu da Inovação

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, marcou presença na abertura da unidade portuguesa do Instituto Europeu da Inovação e da Tecnologia (EIT) que decorreu esta quarta-feira, no gnration.

A EIT Digital Braga Satellite é o primeiro centro partilhado do EIT a abrir em Portugal e tem como parceiros a Universidade do Minho, o DTx – Digital Transformation CoLab, o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, o BGI – Building Global Innovators e as empresas WaveCom e Bright Pixel.

Para Ricardo Rio, “Braga tem todas as condições para acolher esta estrutura tendo em conta a evolução tecnológica que a cidade alcançou nos últimos anos, graças ao trabalho desenvolvido pelas universidades, centros de investigação e empresas”.

PUBLICIDADE

O EIT Digital Braga Satellite, liderado pelo antigo reitor da UMinho, António Cunha, pretende envolver parceiros do sistema científico e da indústria, fazer a procura proactiva de oportunidades de inovação colaborativa, com impacto efectivo, por empresas e universidades em Portugal, potenciar actividades em rede entre as comunidades empresariais e académicas em Portugal e o ecossistema EIT Digital, distribuído por toda a Europa.

A ETI Digital Braga Satellite vai ser uma das oito comunidades de inovação do EIT que tem dez centros partilhados por toda a Europa, nomeadamente em Berlim, Budapeste, Eindhoven, Estocolmo, Helsínquia, Londres, Madrid, Paris e Trento e ainda um centro em Silicon Valley (EUA).