O Município de Braga vai apoiar a aquisição de bicicletas e acessórios por parte de munícipes e pequenas e microempresas. O programa destina-se à compra de bicicletas urbanas convencionais ou eléctricas, novas ou usadas; bicicletas adaptadas; bicicletas de carga convencionais ou eléctricas; e acessórios para carga de pessoas ou bens em bicicleta. De fora ficam as bicicletas de uso desportivo, trotinetes ou outros tipos de velocípedes.
O apoio correspondente a 50% do valor total da despesa, até ao máximo de 200 euros, sendo que nas bicicletas de carga o máximo é de 1.500 euros.
Olga Pereira, vereadora com o pelouro da Mobilidade, salienta que esta é “mais uma medida para incentivar a utilização da bicicleta” como modo de transporte preferencial em meio urbano, promovendo “opções de mobilidade sustentável”.
“O Município de Braga tem vindo a desenvolver várias iniciativas para a integração e o uso da bicicleta como forma de mobilidade em meio urbano, proporcionando uma deslocação activa para o trabalho ou para a escola”, sustenta a vereadora, apontado o exemplo de projectos como o ‘Bicification’, a aprendizagem de condução de bicicleta na Escola Rodoviária, o sistema de bicicletas eléctricas partilhadas ou o cicloexpresso em escolas da cidade.
Para além disso, segundo Olga Pereira, a autarquia “tem procurado criar melhores condições para a mobilidade em bicicleta na cidade, com o melhoramento e introdução de uma rede de ciclovia com a colocação de infra-estruturas relacionadas, como bicicletários”.
O regulamento do Programa de Apoio à Aquisição de Bicicletas e Acessórios pode ser consultado através do link: https://bit.ly/3rpPBVc. Em breve serão divulgados os prazos de inscrição assim como o respectivo formulário.