A Câmara de Braga aprovou, em plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS), o Diagnóstico e o Plano de Desenvolvimento Social (PDS) de Braga 2030.
Este é um documento estratégico que alinha as políticas de coesão social e territorial com as orientações europeias, nacionais e regionais até ao ano civil de 2030.
Segundo a autarquia, “o plano pretende responder aos desafios e às transformações sociais emergentes no concelho, influenciados por diversos fatores de impacto”.
Durante a apresentação do PDS, foram divulgados dados quantitativos e qualitativos sobre a realidade social de Braga, destacando-se três pilares de ação que orientarão as intervenções no território: cidade ativa e criativa, cidade inclusiva e governação para a inovação.
Estes três pilares estão suportados por objetivos estratégicos e um roadmap que define as principais etapas para a implementação de ações concretas. A matriz de ação do PDS visa gerar dinâmicas mobilizadoras, fomentar a inovação social e posicionar o concelho para captar oportunidades de investimento, contando com instrumentos de financiamento internacionais, nacionais e regionais.
“Este plano será essencial para orientar estratégias e investimentos locais, reforçando o compromisso de Braga com o progresso social e o desenvolvimento sustentável”, refere a Câmara.
CLDS 5G
Além do PDS 2030, o município de Braga, como Entidade Coordenadora Local da Parceria (ECLP), irá implementar o Plano de Ação do CLDS 5G – “Braga + Próxima”, com início em janeiro de 2025 e término em dezembro de 2028. Este plano é financiado pelo programa Pessoas 2030, com um investimento total de 1.454.438,93 euros, e tem como foco a inclusão social dos grupos populacionais mais vulneráveis no concelho.
O principal objetivo do CLDS 5G é reforçar as políticas de inclusão e combate à pobreza, prevenindo a exclusão social e promovendo a coesão territorial. Braga foi classificada no Eixo de Intervenção 4, que prioriza ações de desenvolvimento social, capacitação comunitária e resposta a contextos de emergência social.
Os principais destinatários do plano serão agregados familiares em situação de vulnerabilidade, com o Município de Braga a priorizar dois projetos alinhados com as necessidades identificadas no Diagnóstico Social e no Plano de Desenvolvimento Social Concelhio.
O CLDS 5G – “Braga + Próxima” complementará outros programas em curso, gerando sinergias para maximizar o impacto das ações e assegurar uma gestão eficiente dos recursos.
Este conjunto de iniciativas posiciona Braga na vanguarda das políticas de coesão social, reforçando o compromisso do Município com o bem-estar da sua comunidade e o desenvolvimento inclusivo e sustentável do concelho de Braga.