BRAGA -
Braga avança com sistemas de informação e de controlo de tráfego em tempo real

Braga vai ter um Sistema de Informação em Tempo Real para Controlo de Tráfego no Município de Braga, cujo valor base são 160 mil euros, anunciou esta quinta-feira a autarquia.

Serão instalados na cidade mais dez pontos de recolha de informação de tráfego (nas principais entradas da cidade e cruzamentos do seu interior), que se somam aos sete que já estão colocados actualmente no âmbito do projecto BUILD. Adicionalmente, são instalados quinze painéis electrónicos, com capacidade de transmitir informação em tempo real, os quais se somam aos oito painéis previstos no âmbito do projecto BUILD a colocar nas próximas semanas.

“A principal função destes painéis será de informação e dissuasão, visando aumentar a fluidez do trânsito, diminuindo a concentração de tráfego em vias já saturadas e oferecendo as alternativas de escolha ao automobilista”, afirma Miguel Bandeira.

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O sistema, acrescenta o vereador, “constitui-se assim como uma ferramenta importante para a comunicação com os utilizadores e permitirá diminuir as elevadas emissões geradas pela circulação de veículos em filas de trânsito e contribuir para o bem-estar dos peões reduzindo a pressão dos veículos e a melhoria da qualidade do ar”.

Trata-se de um dos projectos previstos e financiados pelo programa Norte 2020 (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano/PAMUS) e é suportado pela criação de uma Sala de Inteligência e de Controlo de Tráfego no recém-criado Laboratório de Inovação Urbana (Edifício do Castelo).

O concurso público foi lançado pelo Quadrilátero Urbano, que reúne os municípios de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos.

A implementação do sistema de controlo de tráfego inteligente, de informação e controlo de tráfego rodoviário, com recurso a sistemas informação digital, contempla a implementação de um sistema de informação direccional de assistência aos condutores e de um sistema de controlo da velocidade de circulação. Ambos permitem a adaptação às condições do tráfego na rede em tempo real e ao nível de emissões de gases com efeito de estufa por sector urbano classificado.

INVESTIGAÇÃO URBANA

O Laboratório de Inovação Urbana funcionará como uma infraestrutura de aquisição, armazenamento, processamento e comunicação de dados da mobilidade, emissões de CO2, consumos de electricidade e água, poluição atmosférica, e parâmetros meteorológicos fundamentais para o suporte da gestão urbana. Mas também será uma plataforma para o suporte aos estudos de investigação urbana e ao apoio à tomada de decisão.

Estes terão como público-alvo os cidadãos e os automobilistas e poderão informar o automobilista, por exemplo, do estado do trânsito na via, as alternativas de percurso para o local onde se pretende dirigir, a informação sobre as condições ambientais da cidade (por exemplo: qualidade do ar), ou mesmo comunicar iniciativas e resultados à população. Os painéis a instalar permitirão a comunicação com os condutores através da disponibilização de informação gráfica sobre as melhores opções de roteamento para os destinos mais habituais.