Em comemoração do Dia Nacional dos Moinhos, a 7 de abril, o projeto dinamizado pela ATAHCA, Cávado Com Sabor, juntamente com a Quinta Pedagógica de Braga, através da parceria Braga Verde, realizou uma atividade pedagógica que consistiu na confeção de broa de mistura e visita à Quinta da Tojeira.
O complexo dos Moinhos da Tojeira está localizado junto ao rio Febras, na freguesia da Sobreposta, e é composto por antigo moinho de cereais, engenho de serrar madeira e lagar de azeite, que em tempos usavam a força hidráulica para funcionarem.
Este património rural foi preservado e recuperado pelo seu promotor, Fernando Mendes, com o apoio da ATAHCA através do programa PRODER (2007-2014).
Nesta atividade, abordou-se todo o ciclo do pão, divulgando também a importância agrícola, alimentar e cultural do mesmo, junto da população escolar mais jovem, para fomentar competências práticas.
Participaram nesta iniciativa alunos do 1º ciclo das escolas de Sobreposta e de Pedralva.
No final, os alunos levaram para as suas casas broa de mistura providenciada pela Quinta Pedagógica de Braga.
Houve, ainda, oportunidade para degustar o tradicional bolo de milho com sumo de laranja e mel da região do Cávado.
«Agradecemos, em especial, ao professor Fernando Marques Mendes e à Quinta Pedagógica de Braga pela colaboração, bem como às turmas participantes na atividade», escreve a organização, em comunicado.