BRAGA

BRAGA -
Braga com candidatura aprovada ao fundo European City Facility

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A cidade de Braga recebeu a aprovação da sua candidatura ao fundo europeu “European City Facility” (EUCF). Com mais de 200 municípios a concorrerem, entre 24 cidades portuguesas, apenas oito candidaturas nacionais foram aprovadas, num total de 69 candidaturas aceites a nível europeu.

Este plano europeu consiste no financiamento de 60 mil euros para cada município aceite, de forma a apoiar o desenvolvimento de actividades como estudos de viabilidade técnica ou conceitos de investimento. O objectivo desta iniciativa passa pelas cidades reduzirem de forma significativa o consumo de energia e as emissões de gases com efeito de estufa.

PUBLICIDADE

A candidatura da cidade bracarense está voltada para a avaliação do potencial fotovoltaico do edifício do Concelho, de forma a avaliar os locais de maior produção energética, após a instalação de painéis fotovoltaicos. Para além disto, o município refere em comunicado que esta solução permite «melhorar a estética do edifício», ao mesmo tempo que traz uma «maior eficiência dos painéis fotovoltaicos».

Assim, a cidade de Braga vai poder desenvolver estratégias concretas de forma a utilizar a combinação de energia solar com telhados verdes para aumentar a eficiência energética dos edifícios e reduzir as emissões de dióxido de carbono, indo, assim, de encontro à proposta de descarbonização sugerida pela União Europeia.

Esta candidatura contou com o apoio da Agência de Energia do Cávado, da Comunidade Intermunicipal do Cávado, da Associação Comercial de Braga e da Associação Empresarial do Minho.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS