A Câmara de Braga vai criar o Programa Municipal ‘Crescer Com Braga – As Minhas Primeiras Páginas’, que visa oferecer a todas as crianças e jovens residentes no concelho um conjunto de livros desde o seu nascimento até completarem 17 anos.
O regulamento deste programa será analisado na próxima reunião do executivo, que se realiza na terça-feira. “Este ambicioso projecto assenta num ideal de promoção dos direitos de igualdade e de educação dedicado aos mais jovens, nomeadamente no que se refere ao acesso ao livro e à leitura”, refere a autarquia.
Segundo a Câmara de Braga, “o Município procura deste modo incentivar as crianças e jovens para a leitura, criando oportunidades para que tenham mais sucesso nas aprendizagens ao longo da vida. Os livros serão criteriosamente seleccionados de acordo com a faixa etária”.
O programa pretende ainda “consciencializar os adultos da importância do livro e da leitura no desenvolvimento cognitivo da criança e promove o tempo de convívio entre pais e filhos através de acções de dinamização do livro e da leitura”.
“A longo prazo, prevê também benefícios em diversos âmbitos, como no desenvolvimento das competências de leitura, na melhoria da capacidade de interpretação, no conhecimento do mundo ou na capacidade de expressão e compreensão verbal e escrita da criança, bem como no incremento da capacitação parental para a realização de práticas de literacia familiar, por forma a favorecer o desenvolvimento das competências de literacia dos mais novos”, conclui a Câmara de Braga.