BRAGA - Braga desafiada a fotografar a inclusão

BRAGA -
Braga desafiada a fotografar a inclusão

No âmbito do Projecto de Mediadores Municipais e Interculturais (PMMI), a Câmara de Braga desafia os bracarenses a captar imagens de objectos ou situações que simbolizem a Inclusão. Com a iniciativa ‘Fotografa a Inclusão’, a autarquia pretende sensibilizar para a diversidade existente no concelho.

As melhores imagens vão estar expostas no evento ‘Celebrando a Interculturalidade’, que tdecorre nos dias 25 e 26 de Outubro, no Museu D. Diogo de Sousa.

Os interessados em participar devem enviar as suas fotografias até 31 de Agosto para o seguinte e-mail: [email protected] As imagens podem ser captadas através de máquina fotográfica ou telemóvel.

PUBLICIDADE

“O PMMI, financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), pretende contribuir para uma melhor Integração de Imigrantes, revelando-se uma mais-valia para todos aqueles que desejam fazer de Braga a sua casa”, afirma a câmara em nota à imprensa.

“Para além da diversidade das comunidades imigrantes, o concelho de Braga é heterogéneo demograficamente, sendo que incorpora uma grande comunidade de etnia cigana, a mais antiga e maior comunidade existente no concelho”, lê-se na mesma nota.

O PMMI é composto por quatro mediadores, que representam as comunidades mais representativas de Braga e, um coordenador, colaborador municipal.

Compete ao mediador Intercultural fazer a ‘ponte’, entre o cidadão estrangeiro/de etnia e as instituições locais de apoio à sua legalização, integração plena e, assim, dar resposta adequada às necessidades dos diferentes cidadãos em contextos e com diferentes características.

“O PMMI tem entre os seus objectivos estratégicos criar condições para que as diferentes comunidades do concelho se possam conhecer (comunicação) e, promover o reconhecimento mútuo das diferentes comunidades existentes e sua interacção (diversidade/inclusão)”, explica a autarquia.