A cidade de Braga está representada na BTL– – Better Tourism Lisbon Travel Market, o maior evento do setor a nível nacional, que decorre até domingo na FIL, em Lisboa.
Esta edição assume um significado especial para Braga, que apresenta a sua nova marca territorial. A identidade renovada tem como principal objetivo fortalecer a projeção do concelho a nível nacional e internacional, consolidando Braga como um destino de referência para diversos tipos de visitantes.
Em visita à BTL, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, sublinhou a importância desta participação.
«Braga é uma cidade vibrante, que alia a sua rica história a uma visão de futuro. A nova marca territorial reflete a nossa identidade e ambição, permitindo-nos reforçar a nossa presença nos mercados turísticos e impulsionar o crescimento económico e cultural», destaca.
Na BTL, Braga aposta na diversidade da sua oferta turística, destacando-se o lançamento do roteiro “Conhecer Braga em Três Dias”.
Este guia foi concebido para proporcionar itinerários otimizados para diferentes perfis de visitantes, valorizando o vasto património histórico, cultural e arquitetónico da cidade.
O turismo religioso é outro dos pilares estratégicos da promoção de Braga na BTL, com um stand que evidencia a riqueza do seu património espiritual e das suas tradições.
Um dos momentos mais aguardados foi a degustação de doçaria conventual, onde os visitantes poderão provar iguarias como o emblemático Pudim Abade de Priscos, os fidalguinhos e o vinho de missa.
Além disso, Braga, enquanto Capital Portuguesa da Cultura 2025, irá divulgar a programação oficial deste título durante o evento.
Exposições, concertos, festivais, conferências e espetáculos de artes performativas fazem parte do programa.
A BTL conta com mais de 1.500 expositores e, com a sua presença, Braga reafirma-se como «um destino turístico multifacetado, capaz de oferecer experiências únicas a todos os visitantes, consolidando a sua posição no panorama turístico nacional e internacional», aponta o autarca.
TURISMO EM BRAGA
Braga tem vindo a consolidar-se como um destino turístico de referência, registando um crescimento em vários indicadores.
Em 2024, a Braga alcançou um recorde de 678 mil dormidas, com um aumento de 6,3% face ao ano anterior, superando a média nacional e regional.
O turismo internacional representa já 53% das dormidas, destacando-se a entrada dos Estados Unidos da América no top 5 de nacionalidades, com um crescimento de 36%.
O setor da hotelaria mantém-se predominante, mas o Alojamento Local teve o maior crescimento, com um aumento de 35,7%.
O número de hóspedes também cresceu 6,4%, ultrapassando a média nacional, com especial destaque para os mercados da Polónia (+39%) e dos Países Baixos (+14,5%).
Além disso, o rendimento médio por quarto disponível (RevPar) atingiu um valor recorde de 42,1€.