BRAGA -

BRAGA - -
Braga e Shenyang preparam acordo de geminação

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O vice-presidente da Câmara de Braga, Firmino Marques, visitou recentemente a cidade de Shenyang, situada no nordeste da China, com o objectivo de aprofundar as relações entre os dois municípios e preparar um acordo de geminação.

A visita surgiu a convite do presidente do governo municipal de Shenyang, Jiang Youwei, para participar na 18.ª Conferência de Autarcas da Associação Internacional de Cidades de Inverno (World Winter Cities Association Mayors – WWCAM), que decorreu naquela cidade da província de Lianing.

Durante a visita de três dias, Firmino Marques manteve ainda contactos bilaterais com os responsáveis de Shenyang e da província de Liaoning, bem como de outras cidades presentes, como foi o caso de Clermont-Ferrand, cidade francesa geminada com Braga, ou Sapporo, que também integra a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria de Media Arts.

Para Firmino Marques, o encontro serviu para “reforçar a relação de confiança com os oficiais chineses para que, a breve prazo, se possa avançar ainda mais com esta cooperação e finalizar um acordo de geminação”.

“É com grande satisfação que verificamos que este acordo começa já a dar frutos, tendo em conta o interesse já manifestado por parte da Universidade de Shenyang em estabelecer cooperação com a Universidade do Minho”, acrescentou Firmino Marques.

DECLARAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

Recorde-se que o Município de Shenyang já enviou duas delegações oficiais a Braga, sendo que na última visita, realizada no passado mês de Julho, ficou acordado que uma delegação da Universidade de Shenyang irá visitar Braga até ao final do ano para manter contactos com a Universidade do Minho e outras instituições de investigação da Cidade, como o INL – Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia.

Durante esta visita, Firmino Marques teve ainda a oportunidade de assinar a declaração de Shenyang, que apela a um desenvolvimento sustentável das cidades.

“As cidades presentes em Shenyang demonstraram que estão empenhadas em construir ambientes urbanos mais sustentáveis e com maior qualidade de vida para os seus cidadãos e Braga está completamente em linha com as restantes parceiras”, concluiu o vice-presidente da autarquia bracarense.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS