INCÊNDIOS -
Braga e Viana do Castelo com risco máximo de incêndio

Toda a região interior do Norte e Centro e alguns concelhos do Algarve estão estas quinta e sexta-feira em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA. Trata-se de mais de uma centena de concelhos nos distritos de Braga e Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém e Portalegre.

Em risco muito elevado estão mais de 50 concelhos dos distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Aveiro, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro, enquanto em risco elevado vai estar toda a região do Alentejo, o distrito de Setúbal e cerca de 30 concelhos nos distritos de Faro, Lisboa, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro e Porto.

PUBLICIDADE

As temperaturas máximas para as próximas 24 horas nos distritos de Braga e Viana rondam entre os 33 graus e os 35 e 39, respectivamente nos Arcos de Valdevez e Cabeceiras de Basto.

Assim, o Governo colocou Portugal continental em situação de alerta durante a até ao final do dia de sexta-feira.

É proibida a realização de queimadas e o uso de fogo de artifício ou de outros artefactos pirotécnicos, e é proibido o acesso, circulação e permanência em espaços florestais previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Também não são permitidos trabalhos florestais e rurais com equipamentos eléctricos em espaços, como motorroçadoras, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal.

Por causa do agravamento dos riscos de incêndio, a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população, recordando que é proibido estar em espaços florestais.