BRAGA –

BRAGA – -
Braga em Bruxelas em encontro para definir estratégia das principais cidades europeias

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A EUROCITIES, rede que congrega as mais relevantes cidades europeias, onde se inclui Braga – que a par de Porto e Lisboa são os representantes nacionais -, realizou em Bruxelas uma reunião onde juntou a comissão executiva com todos os coordenadores dos fóruns e grupos de trabalho no sentido de reflectir e definir os principais objectivos e iniciativas a desenvolver pela organização. ´Co-creating 2020´ foi o título dado a esta reunião geral e inédita em toda a história da EUROCITIES.

“Foi estimulante e prestigiante para nós podermos contribuir para o futuro de uma organização com a relevância e dinâmica da EUROCITIES. A nível económico contribuímos com o desafio de colocarmos na agenda das nossas empresas e empreendedores os objectivos para o desenvolvimento sustentável da ONU, principalmente num sentido de tirarmos valor económico da sua dinamização e implementação sempre com um forte sentido de perseguir a sustentabilidade a todos os níveis”, afirma António Barroso, representante da autarquia bracarense.

“Outros desideratos que apontamos foi o da importância económica da economia circular, o turismo sustentável e outro ponto que frisamos foi também a retenção e atractividade de talento a nível de recursos humanos e a qualificação dos empregos”, acrescenta Barroso.

“Estimulamos os nossos parceiros em sermos mais assertivos nos temas que interessam às cidades para depois fazermos o nosso trabalho de lobby junto das instâncias europeias. Os programas e apoios europeus têm de responder aos anseios das cidades e territórios e não a objectivos deste ou daquele grupo ou responsável. Assim, sempre que houver um encontro da EUROCITIES no final deverá haver uma declaração política com pontos a reivindicar e a divulgar o que se faz nesta rede”, defende António Barroso.

REFORÇO DA COMUNICAÇÃO

“Outra diligência que frisamos foi o reforço da comunicação para o exterior do que fazemos na EUROCITIES. Importa que cada município comunique na sua região o que se faz e se pretende na EUROCITIES e também que a nível geral a EUROCITIES divulgue tudo o que esta rede faz e pretende obter, sempre com enfoque na defesa dos territórios e das pessoas que neles habitam, trabalham e investem” referiu conclui.

Recorde-se que o município de Braga coordena actualmente o grupo de trabalho das PME e Empreendedorismo do Fórum Económico.

A EUROCITIES foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias.

Esta rede integra seis fóruns temáticos, um leque de grupos de trabalho, projectos, actividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias. Funciona ainda como membro fundamental junto das instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projectos financiados pela União Europeia para as cidades. A EUROCITIES é também uma plataforma que serve como rede de partilha de parceiros para diversos projectos com financiamento de fundos europeus.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS