BRAGA – Braga em Bruxelas em encontro para definir estratégia das principais cidades europeias

BRAGA –
Braga em Bruxelas em encontro para definir estratégia das principais cidades europeias

A EUROCITIES, rede que congrega as mais relevantes cidades europeias, onde se inclui Braga – que a par de Porto e Lisboa são os representantes nacionais -, realizou em Bruxelas uma reunião onde juntou a comissão executiva com todos os coordenadores dos fóruns e grupos de trabalho no sentido de reflectir e definir os principais objectivos e iniciativas a desenvolver pela organização. ´Co-creating 2020´ foi o título dado a esta reunião geral e inédita em toda a história da EUROCITIES.

“Foi estimulante e prestigiante para nós podermos contribuir para o futuro de uma organização com a relevância e dinâmica da EUROCITIES. A nível económico contribuímos com o desafio de colocarmos na agenda das nossas empresas e empreendedores os objectivos para o desenvolvimento sustentável da ONU, principalmente num sentido de tirarmos valor económico da sua dinamização e implementação sempre com um forte sentido de perseguir a sustentabilidade a todos os níveis”, afirma António Barroso, representante da autarquia bracarense.

PUBLICIDADE

“Outros desideratos que apontamos foi o da importância económica da economia circular, o turismo sustentável e outro ponto que frisamos foi também a retenção e atractividade de talento a nível de recursos humanos e a qualificação dos empregos”, acrescenta Barroso.

“Estimulamos os nossos parceiros em sermos mais assertivos nos temas que interessam às cidades para depois fazermos o nosso trabalho de lobby junto das instâncias europeias. Os programas e apoios europeus têm de responder aos anseios das cidades e territórios e não a objectivos deste ou daquele grupo ou responsável. Assim, sempre que houver um encontro da EUROCITIES no final deverá haver uma declaração política com pontos a reivindicar e a divulgar o que se faz nesta rede”, defende António Barroso.

REFORÇO DA COMUNICAÇÃO

“Outra diligência que frisamos foi o reforço da comunicação para o exterior do que fazemos na EUROCITIES. Importa que cada município comunique na sua região o que se faz e se pretende na EUROCITIES e também que a nível geral a EUROCITIES divulgue tudo o que esta rede faz e pretende obter, sempre com enfoque na defesa dos territórios e das pessoas que neles habitam, trabalham e investem” referiu conclui.

Recorde-se que o município de Braga coordena actualmente o grupo de trabalho das PME e Empreendedorismo do Fórum Económico.

A EUROCITIES foi fundada em 1986 por seis grandes cidades: Barcelona, Birmingham, Frankfurt, Lyon, Milão e Roterdão, e pretende promover o intercâmbio das melhores práticas e representar os interesses das grandes cidades junto das instituições comunitárias, promovendo a inclusão das exigências urbanas nas políticas europeias.

Esta rede integra seis fóruns temáticos, um leque de grupos de trabalho, projectos, actividades e eventos e oferece aos seus membros uma plataforma de partilha de conhecimentos e troca de ideias. Funciona ainda como membro fundamental junto das instituições europeias na defesa dos interesses das grandes cidades e partilha posições de destaque em diversos projectos financiados pela União Europeia para as cidades. A EUROCITIES é também uma plataforma que serve como rede de partilha de parceiros para diversos projectos com financiamento de fundos europeus.