EDUCAÇÃO (Região): Braga incentiva alunos a consumir frutas e legumes

EDUCAÇÃO (Região):
Braga incentiva alunos a consumir frutas e legumes

O programa estende-se a outros municípios do distrito como Esposende, Terras de Bouro, Amares e Vila Verde. O Município de Braga assinalou esta quarta-feira, 17 de Outubro, o arranque de mais uma edição do programa ‘5 ao dia’, para a promoção do consumo diário de cinco frutos e/ou hortícolas junto de crianças em idade escolar.

Desenvolvido em colaboração com o Mercado Abastecedor da Região de  Braga (MARB) e com a Associação ‘5 ao dia’, este programa já chegou a mais de 13 mil crianças desde o ano letivo 2010/2011 – ano em que  começou -, estimando-se que as iniciativas abranjam, durante o ano em curso, dois mil alunos do 4.º ano de escolaridade dos Agrupamentos de escolas do concelho.

PUBLICIDADE

Na abertura do programa, na qual participaram meia centena de alunos do 4.º ano dos agrupamentos de Celeirós (EB1 da Garapôa, Cruz e Aveleda) e Trigal Santa Maria, a vereadora da Educação, Lídia Dias,
destacou o caráter pedagógico da iniciativa, para as crianças e as famílias. “Ao difundirmos as boas práticas de alimentação nas crianças, estamos também a chegar aos pais, consciencializando-os para a importância de uma alimentação equilibrada”, referiu.

Os alunos participaram, ainda, em iniciativas que compõem a matriz de cada sessão do ‘5 ao dia’, de modo a potenciar uma alimentação saudável e promover a alteração de hábitos alimentares que contribuem para a prevenção de doenças crónicas associadas à alimentação, nomeadamente a obesidade.

Desde a realização de sementeiras de leguminosas, passando pela preparação de uma salada de fruta e pela visualização de um filme  alusivo à temática, o programa é concebido para motivar as crianças a  adoptar e a manter hábitos saudáveis, tendo por base um modelo pedagógico apelativo para aquela faixa etária.