Já está em curso a segunda fase da operação de transferência dos arquivos do município de Braga para as novas instalações, no Centro Cultural Francisco Sanches.
“A mudança, que irá prolongar-se até 14 de outubro, visa garantir melhores condições de acesso, segurança e conservação do património arquivístico de valor histórico e administrativo do município de Braga”, refere a autarquia.
Segundo a Câmara, “esta segunda fase da transferência dos arquivos incide em grande parte sobre o Arquivo de Urbanismo que, pela sua dimensão, superior a quatro mil metros lineares de documentação, constitui um processo de risco elevado pelos constrangimentos e implicação direta no acesso à consulta e reprodução”.
Em função disso, adianta o município, “os serviços de consulta e reprodução dos processos de licenciamentos do Arquivo de Urbanismo estarão temporariamente suspensos de 24 de setembro a 14 de outubro”.
“A partir do dia 15 de outubro, o acesso ao património arquivístico do Município de Braga, por consulta presencial ou reprodução, passará a ser garantido nas novas instalações do Arquivo Municipal de Braga, sito no Centro Cultural Francisco Sanches, rua Dom Pedro V, n.º 1, no horário de atendimento das 09h00 às 17h30”, especifica a autarquia.
Após a conclusão da transferência, o Arquivo Municipal estará “totalmente operacional disponibilizando nas novas instalações um espaço mais amplo e moderno para consulta e pesquisa de documentação e informação”.
Para mais informações, esclarecimentos ou questões relacionadas com o processo de transferência, os interessados poderão entrar em contacto com o Arquivo Municipal através do email: [email protected].