BRAGA

BRAGA -
Braga na direcção de organismo europeu para o crescimento inclusivo

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, juntou-se ao grupo da nova direcção do Champion Mayors da OCDE para o Crescimento Inclusivo que assume o compromisso combater as desigualdades e a defender o crescimento que cria oportunidades económicas de igual forma para todos.

Além de Ricardo Rio, o grupo junta os autarcas de Bratislava (República Eslovaca) Matúš Vallo, Bruxelas (Bélgica) Philippe Close, Glasgow (Reino Unido) Susan Aitken, Paris (França) Anne Hidalgo, Renca (Chile) Claudio Castro Salas, e Tóquio (Japão) Yuriko Koike, no sentido de apoiarem o presidente, autarca de Reykjavik (Islândia), Dagur Eggertsson.

Os membros deste grupo têm uma vasta experiência na promoção de agendas de crescimento inclusivo, com um conjunto diversificado de contextos e condições económicas locais.

Para Ricardo Rio, é motivo de “grande orgulho” ver Braga representada na direcção desta rede de cidades que estão comprometidas com o crescimento inclusivo, nomeadamente com o equilíbrio entre a dinâmica económica e a justiça social dos seus territórios e cujo os membros “têm uma vasta experiência na promoção de agendas de crescimento inclusivo, com um conjunto diversificado de contextos e condições económicas locais”.

“O facto de ser reconhecido o papel de Braga e ser-nos permitido estar na estrutura que irá coordenar os trabalhos desta rede, é sem dúvida um factor de prestígio para a cidade”, refere o autarca bracarense.

Já Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE, saúda a formação do novo grupo de direcção para o Crescimento Inclusivo da OCDE, que reflecte “o talento, a diversidade e o compromisso dos autarcas de toda esta aliança”.

“Estamos ansiosos para trabalhar com estes novos membros, para responder aos desafios mais prementes que a sociedade enfrenta hoje – das pressões do custo de vida às mudanças climáticas – e demonstrar a nossa visão partilhada de cidades que oferecem oportunidades de forma igual e equitativa a todos”, acrescenta.

Os novos membros da direcção fornecem orientações estratégicas, aumentando a capacitação para agendas de crescimento inclusivo nas suas cidades. Têm como missão o envolvimento com governos nacionais em agendas globais, inclusive dentro da OCDE. Estes autarcas garantem ainda a governança contínua da Iniciativa, inclusive seleccionando um presidente a cada dois anos.

“Estou entusiasmado por trabalhar com este conjunto forte e diversificado de líderes de cidade para apoiar um compromisso global renovado com o crescimento inclusivo. Juntos, trabalharemos para promover a visão da Iniciativa, disseminar soluções concretas, fortalecer a formulação de políticas em domínios de alto impacto para o crescimento inclusivo, como a expansão do acesso ao mercado de trabalho e habitação, e garantir que a transformação verde e digital beneficie todos os cidadãos”, adianta Dagur Eggertsson, autarca de Reykjavik e presidente da OCDE Champion Mayors for Inclusive Growth Initiative.

Recorde-se que a OCDE Champion Mayors Initiative foi lançada em 2016. Esta é uma aliança de 59 autarcas de todo o mundo na vanguarda do debate global sobre crescimento inclusivo nas cidades – melhorando o acesso a empregos de qualidade, fornecendo habitação acessível, investindo em infra-estruturas, garantindo serviços e promovendo a educação e a melhoria da qualidade de vida.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS