‘Livro de Memórias’ é o título na nova residência artística promovida pelo município de Braga destinada aos seniores, com o objectivo de avivar recordações e fazer perdurar as lembranças no tempo, conservando usos, tradições ou simples momentos do dia-a-dia.
Os interessados em participar na iniciativa devem efectuar a sua inscrição através do formulário https://forms.office.com/e/9LzmcXg40y. As informações podem ser solicitadas através do email [email protected].
Na semana de 21 a 26 de Outubro, pelas 10h00 e 15h00, os seniores são convidados a trazerem consigo fotografias ou cópias de fotografias, suas e de pessoas com quem tenham memórias, que possam ser recortadas.
A iniciativa vai decorrer no Mercado Municipal e tem como curadoria artística Paula Delecave, natural do Rio de Janeiro, designer e ilustradora. A responsável trabalhou para revistas e editoras no Rio de Janeiro e em São Paulo e mais recentemente tem vindo a trabalhar com diversos artistas em Portugal tendo recentemente lançado o livro ‘O avô tem uma borracha na cabeça’, editado pela Porto Editora, parceria com texto de Rui Zink, onde utilizou a colagem como linguagem.
Na residência artística ‘O Livro das Memórias’, Paula Delecave traz a linguagem da colagem e o imaginário do livro, memória e esquecimento, onde através das artes plásticas, os participantes poderão não só desenhar o seu próprio livro de memórias, como também viajar por diferentes épocas sem sair do mesmo lugar.
As actividades integram-se no ATLAS – Programa de Mediação Cultural do Município de Braga, alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.