Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
AMBIENTE

AMBIENTE -
Braga promove ‘To Be Green’ na comunidade escolar

A Câmara Municipal de Braga apresentou a ‘To Be Green’, uma plataforma sobre a economia circular de produtos têxteis que está a ser disseminada pelas escolas do concelho.

A EB2/3 de Gualtar, em parceria com o projecto ‘To Be Green’, uma spinoff da Universidade do Minho que desenvolve soluções para os desperdícios têxteis, recebeu a iniciativa, que pretende transmitir às gerações mais jovens a importância da economia circular nesta área,

Segundo o vereador do Ambiente, Altino Bessa, “o município aderiu ao projecto na medida em que considera estratégico formar a comunidade escolar para alcançar objectivos efectivos de sustentabilidade”. A ideia principal é educar para o consumo responsável e “ressuscitar” o vestuário em fim de vida. Assim, o vestuário depositado em bom estado será reutilizado e o restante será transformado num novo produto e posteriormente doado.

Altino Bessa, que acompanhou a iniciativa, salientou a relevância deste projecto com “o objectivo de sensibilizar e despertar para a realidade da sustentabilidade, mas, acima de tudo, para cativar os mais jovens a ser cidadãos mais responsáveis, activos e participativos na preservação do ambiente”.

“Com este projecto estamos a potenciar a utilização de uma economia circular, permitindo, assim, a redução de desperdício, através da reutilização do vestuário e da produção de novos produtos sem recurso às matérias-primas”, referiu o vereador.

REUTILIZAÇÃO DO VESTUÁRIO

Esta é uma solução completa de valorização de vestuário moda, têxteis e uniformes corporativos descartados e em fim-de-vida, potenciando uma valorização de acordo com o seu estado no momento do seu descarte, seguindo a hierarquia de resíduos proposta pela Comissão Europeia e o Plano de Acção para a Economia Circular.

Para o efeito, foi desenvolvida uma app para potenciar a maximização da reutilização do vestuário em bom estado e a valorização do vestuário processado, num modelo ‘win-win’ através de um algoritmo que permite a gamificação das partilhas dos utilizadores registados nos municípios associados.

Esta solução coloca nas escolas contentores específicos do projecto de recolha de vestuário onde os alunos podem depositar a roupa que tenham em casa e que já não usem e queiram descartar. Por exemplo: casacos, malhas, t-shirts, calças, camisas, blusas, sapatos, sapatilhas e outro calçado, malas, roupa interior (todos estes têxteis podem ser depositados nesses contentores).

A equipa ‘To Be Green’ faz a recolha desses produtos têxteis, caracteriza e avalia o seu estado; seguindo-se depois uma triagem para partilha na app, doação, upcycling, remanufactura ou reciclagem dos materiais.

Da componente de reciclagem são feitos novos produtos em Economia Circular para devolver à comunidade.

Partilhe este artigo no Facebook
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS