A AGERE lançou, esta terça-feira, um novo projeto na gestão dos resíduos provenientes das cápsulas de café com a entrega dos primeiros contentores para recolha deste tipo de resíduos nas Juntas de Freguesia de Maximinos e de Lomar e em empresas municipais de Braga.
Esta ação, promovida pela AGERE em colaboração com a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), integra a campanha Recaps e visa promover a reciclagem e valorização destes resíduos.
“Com a disponibilização destes contentores específicos, os munícipes podem agora entregar as suas cápsulas de café usadas, permitindo a reciclagem de materiais como plástico, alumínio e a própria borra de café. Este sistema de recolha seletiva surge como resposta ao elevado número de cápsulas colocadas no mercado – cerca de 2.000 milhões por ano – muitas das quais acabam nos resíduos indiferenciados”, refere a empresa.
Para Rui Sá Morais, presidente do Conselho de Administração da AGERE, este é um passo estratégico no compromisso com a sustentabilidade. “O nosso objetivo é ir retirando dos indiferenciados tudo aquilo que tenha potencial de valorização. Vamos fazê-lo com as cápsulas de café, mas também com outros fluxos, como os resíduos têxteis e os resíduos perigosos. Esta é a nossa forma de contribuir para uma economia mais circular e sustentável”, destacou.
A campanha Recaps, com o lema “Braga dá uma nova vida às suas cápsulas de café”, será alargada, até ao final do ano, a mais freguesias e também aos Agrupamentos Escolares do Município de Braga. A recolha será assegurada pelos serviços da AGERE, que, em colaboração com a AICC, garantirá o encaminhamento dos resíduos para centros de reciclagem, onde serão transformados em novos produtos.