BRAGA - Braga recebe 2.º Fórum da Segurança Privada

BRAGA -
Braga recebe 2.º Fórum da Segurança Privada

De 28 a 30 deste mês, o Fórum Segurança regressa ao Altice Forum Braga, esperando um milhar de participantes, entre instaladores de segurança, projectistas, consultores de segurança, membros das forças de segurança e técnicos de segurança no trabalho e outros profissionais de segurança. O encontro conta a presença da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.

Os participantes podem assistir a debates e apresentações técnicas que ficam a cargo das entidades do sector e de especialistas na área da Segurança Privada, Segurança Electrónica, Segurança contra Incêndios e Segurança no Trabalho.

A nova lei da Segurança Privada, que foi aprovada há poucos dias pelo Parlamento, é o tema central do terceiro e último dia do 2.º Fórum Segurança.  A principal novidade que a nova Lei vem introduzir consiste na possibilidade das forças de segurança, sempre que se justifique, poderem ter acesso às imagens captadas em tempo real pelos sistemas de videovigilância, desde que ligados a centrais de recepção e monitorização de sinais de alarme e videovigilância.

PUBLICIDADE

Esta e outras novidades são apresentadas e debatidas nos dois painéis temáticos que compõem o programa do dia 30. De manhã tem lugar o painel temático ‘Os próximos 10 anos da Segurança em Portugal’, que fica a cargo do director do Departamento de Segurança Privada da PSP, Pedro Gouveia, do director de segurança do Sport Lisboa e Benfica, Rui Carlos Pereira, e do director de segurança da Auchan, Silvestre Machado. São apresentadas as principais alterações à legislação de segurança privada pelo director do Departamento de Segurança Privada.

Da parte da tarde, segue-se o painel ‘Segurança Pública vs Segurança Privada’ com a presença de Mário Ferreira, empresário e empreendedor português, presidente do grupo Mystic Invest e mais conhecido como CEO da Douro Azul. O restante painel de oradores é constituído por Rui Pereira, antigo ministro da Administração Interna, Ana Paula Brandão, professora e investigadora da Universidade do Minho e Nuno Poiares, director do Instituto de Ciências Policiais e Segurança Interna. A segurança da informação, a cibersegurança, a cooperação público-privada, a importância da segurança como factor estratégico da continuidade de negócios, são alguns dos tópicos a abordar.

GOVERNO ENCERRA ENCONTRO

O encerramento do Fórum Segurança fica a cargo da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto. Estão também confirmadas as presenças do director Nacional da PSP, Luís Farinha e do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. O dia termina com a Comemoração do 142.º Aniversário do Comando Distrital da PSP de Braga.

Uma das inovações da edição 2019 do Fórum é a disponibilização de uma app a todos os participantes do evento, como medida de promoção do desenvolvimento sustentável (será um evento paperless) e para facilitar o networking entre participantes. Através da app, os participantes poderão conhecer os oradores, o programa do evento, conhecer os mais de 30 patrocinadores e expositores e visitar a galeria de fotos.

A inscrição no evento é gratuita, mas requer inscrição obrigatória no website www.forumseguranca.pt