A cidade de Braga foi distinguida com a Certificação Prata pela ONU-Habitat, em reconhecimento pela integração na “Iniciativa Cidades Globais ODS”, anunciou a autarquia.
Em comunicado, a Câmara refere que “este reconhecimento mostra o comprometimento de Braga com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
“A cidade tem vindo a trabalhar em diferentes projectos urbanísticos alinhados com os ODS e a construir planos de desenvolvimento a longo prazo que têm por base os princípios da inclusão social e prosperidade urbana”, enaltece o executivo liderado por Ricardo Rio.
A “Iniciativa Cidades Globais ODS” da ONU-Habitat procura acelerar a concretização dos ODS e melhorar a qualidade de vida dos residentes. Incentiva as cidades a juntarem-se a um movimento que promove a tomada de decisões sustentáveis com base em dados locais para o desenvolvimento urbano e incentiva os governos locais a aproveitarem o seu próprio poder para alcançar os ODS, fornecendo-lhes apoio técnico e ferramentas para tal.
O programa serve ainda como um mecanismo para orientar as cidades na recolha e análise de dados locais, no planeamento de políticas e projectos, no reforço das suas próprias capacidades e na promoção de uma maior participação da comunidade.
Após Mafra, Braga é a segunda cidade a obter esta distinção.