Braga recebeu a última sessão do Curso de Formação Política sobre a Europa, uma iniciativa promovida pela Academia IDL- Instituto Amaro da Costa, em parceria com a Juventude Popular, e com o apoio da Fundação Konrad Adenauer.
A sessão de abertura, que decorreu este sábado, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, sobre ‘O papel das cidades nos desafios globais’, contou com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, e de Manuel Monteiro, presidente do ADL.
Ricardo Rio, que também preside ao Global Parliament of Mayors (GPM), destacou a importância de iniciativas desta natureza, defendendo diferentes modelos participativos para que os jovens possam dar o seu contributo para uma Europa mais próspera em benefício dos diversos territórios.
“A democracia participativa está cada vez mais presente na vida das cidades e não podemos ter um modelo único de participação. Temos de trazer os cidadãos, particularmente dos jovens, para o espaço político através de diversos mecanismos de auscultação e intervenção”, afirmou.
No mês em que se comemora o Dia da Europa, efeméride que se assinalou a 9 de Maio, este curso abordou matérias que abrangem a geopolítica europeia, os desafios políticos e económicos perante as potências emergentes, os problemas que decorrem das migrações e do asilo, assim como o papel das regiões no contexto europeu, sem esquecer as questões políticas, institucionais e jurídicas que se colocam à União Europeia.