A cidade de Braga foi uma das 40 seleccionadas para integrar o primeiro grupo de Cidades Gémeas da NetZeroCities, juntando-se, assim, à crescente rede de cidades envolvidas na Missão das Cidades da União Europeia para tornar mais de 100 cidades neutras em termos climáticos até 2030. Uppsala, na Suécia, será a cidade parceria de Braga neste projecto.
“Este projecto piloto é uma acção climática sem precedentes que tem como missão implementar localmente, novas e inovadoras formas de descarbonização”, refere a autarquia bracarense em comunicado.
‘Twinning Learning Programme’ é um programa de 20 meses que visa transferir conhecimentos e desenvolver capacidades nas cidades piloto e nas cidades gémeas envolvidas no programa. O projecto terá início no final de Setembro e terminará em Maio de 2025.
As cidades seleccionadas, que incluem sete dos países associados ao programa de investigação e inovação ‘Horizonte 2020’, passam a ser associadas a uma cidade-piloto ou a um grupo de cidades que já estejam a inovar e a realizar actividades-piloto de descarbonizarão no âmbito da Missão Cidades.
“O Programa de Geminação NetZeroCities garante que os progressos em matéria de clima tenham um efeito de cascata, com o sucesso numa cidade a abrir caminho para que outras se sigam”, diz a Câmara de Braga.
De acordo com a autarquia, “este programa é o último passo da Missão das Cidades para ajudar os territórios a colaborar e partilhar conhecimentos e capacidades em matéria de acção climática, visando acelerar o seu progresso para a neutralidade climática”.
“Este programa garante acesso a conhecimento de reputados especialistas internacionais, de forma a atingir o objectivo de redução de emissões, através da partilha de boas práticas e da implementação de abordagens inovadoras para a descarbonização”, conclui.