BRAGA

BRAGA -
Braga vota solidariedade com cidade turca de Gaziantep, atingida por sismo, no dia em que aprova geminação

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O Executivo municipal de Braga expressou, esta segunda-feira, por unanimidade, um voto de solidariedade com a cidade turca de Gaziantep, fortemente atingida pelo sismo que ocorreu esta madrugada de segunda-feira entre o sul da Turquia e o norte da Síria.

O voto ocorre no dia em que o Município aprovou um protocolo de geminação entre Braga e Gaziantep, que dá corpo jurídico às relações de cooperação já existentes.

“É trágico. Além da dimensão humana, há também uma dimensão patrimonial que com consequências devastadoras. Associamo-nos, com toda a solidariedade, a esta tragédia”, afirmou o presidente da Câmara, Ricardo Rio.

PUBLICIDADE

Gaziantep é cidade criativa de Gastronomia da UNESCO e um importante centro económico do sudeste da Turquia.

Sobre o acordo de geminação, os vereadores socialistas pediram que fosse retirada uma frase em que se diz que Braga e a cidade turca “partilham os mesmos valores políticos”.

A maioria (PSD/CDS) aceitou a sugestão, mas com uma observação do autarca. “O objectivo é a colaboração com estas cidades e regiões com quem temos tido grandes frutos. O caso de Gaziantep tem sido muito positivo, desde logo na nossa participação na Rede das cidades criativas, mas também noutros domínios. Estamos a falar de uma cidade e de um país democrático. No caso concreto, a presidente de câmara da cidade turca foi eleita, é uma das mulheres autarcas no país onde existe também liberdade religiosa. Não há assim tantas diferenças. Poderá haver divergências políticas, mas não é o que interessa para este efeito”, respondeu.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADE