O imperador César Augusto passa a figurar no Centro Coordenador de Transportes de Braga. A peça escultórica, de 265 cm por 170 cm, representa o busto de César Augusto, em trajes militares, com a toga típica do Império e a coroa. Foi criada a partir de materiais recicláveis.
A peça, da autoria de Bruno Costa, foi oferecida pela empresa Ageas Seguros.
Foi desenvolvida a partir de resíduos sólidos recolhidos na “Caminhada Verde”, realizada a 12 de Agosto de 2022, uma acção ecológica integrada nas “Festas Ageas”, uma iniciativa Ageas Seguros e Correio da Manhã.
Os resíduos foram entregues a Bruno Costa, artista ligado às artes como fotógrafo, videógrafo, designer, artesão e escultor, co-autor, dinamizador da iniciativa Mar de Experiências e artista visual do Sustent’Arte.
«A conceção da peça inspirou-se numa personalidade que simbolizasse e representasse a identidade da cidade de Braga, surgindo, então, a ideia de conceber uma peça inspirada no imperador César Augusto e a sua ligação com Braga e o Império Romano», avançam os promotores.
«Além da mensagem histórica, pretende-se também transmitir a mensagem de que se pode dar um final nobre aos resíduos do dia-a-dia», concluem.