TERRAS DE BOURO –  Câmara aprova financiamento para projectos de 2,2 milhões

TERRAS DE BOURO –
Câmara aprova financiamento para projectos de 2,2 milhões

A Câmara Municipal de Terras de Bouro aprovou esta quinta-feira, em reunião do executivo municipal, o recurso a uma linha de crédito do Banco Europeu de Investimento para financiamento de um conjunto de projectos aprovados no âmbito dos programas operacionais do Portugal 2020. Segundo a autarquia, serão assegurados investimentos para execução no concelho num valor global superior a 2,2 milhões de euros.

Em comunicado, o presidente da Câmara, Manuel Tibo, salienta o «impacto positivo para a valorização do concelho de Terras de Bouro» com este primeiro conjunto de projectos que vão já avançar com financiamento de apoios comunitários e cuja comparticipação municipal fica assegurada através do acesso a cerca de 390 mil euros a disponibilizar pelo BEI.

PUBLICIDADE

As operações aprovadas com apoios dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) incluem projectos de valorização turística do território, nomeadamente na Vila do Gerês e em Moimenta, assim como requalificação urbana e de edifícios escolares.

Deste grupo de obras financiadas faz parte a construção de uma rede pedonal que fará a ligação às áreas centrais de Rio Caldo e Vilar da Veiga, num investimento global de 300 mil euros.

O Município de Terras de Bouro avançará igualmente com a requalificação da Rua Miguel Torga e da Avenida 20 de Junho, na Vila do Gerês, sendo que as intervenções previstas ascendem a quase 320 mil euros.

O Parque da Vila e o troço de Moimenta da ecovia do Homem e Cávado fazem igualmente parte dos projectos financiados, representando um total de investimento de cerca de 950 mil euros.

No âmbito das operações financiadas pelos programas operacionais do Portugal 2020 está ainda a requalificação e adaptação das escolas básicas de Rio Caldo e do Gerês, com um montante global superior a 637 mil euros.

O presidente da Câmara sublinha que «estes investimentos são uma primeira demonstração da aposta estratégica deste executivo na captação dos programas de apoio e dos fundos europeus para rentabilizar investimentos que são necessários, urgentes e garantem mais valias para o concelho e para a população de Terras de Bouro».