A Câmara Municipal de Braga vai atribuir em 2023 um apoio financeiro de «213.645 euros ao “Braga a Sorrir”, um programa de saúde oral desenvolvido em parceria com a associação “Mundo a Sorrir”. A proposta será analisada na próxima Reunião do Executivo Municipal, que terá lugar na segunda-feira, 26 de Dezembro, no Altice Forum Braga.
O programa “Braga a Sorrir” tem como principal objectivo «disponibilizar e reforçar o acesso aos cuidados básicos de saúde oral dos munícipes em situação de vulnerabilidade económica e contribuir para a inclusão social e para a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários».
Desde que o projecto teve início, em Abril de 2015, e até Setembro deste ano, foram realizadas «39.967 consultas, 70.985 tratamentos dentários, 2.522 próteses dentárias, 4.042 atendimentos sociais, tendo sido fornecidas 5.224 escovas de dentes». A funcionar no Gabinete Municipal de Saúde, no Shopping Santa Tecla, o “Braga a Sorrir” já apoiou «2.893 beneficiários».
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, este projecto tem a mais-valia de «devolver a esperança através do sorriso».
«Este é um excelente exemplo de como o poder local pode identificar lacunas e tomar medidas que beneficiem a comunidade e aumentem decisivamente a qualidade de vida dos cidadãos», sustenta o autarca, lembrando que Braga «tem assumido uma posição pró-activa nas políticas de apoio à saúde».