A Câmara Municipal de Braga criou uma academia de formação para assistentes operacionais em funções nos agrupamentos de escola do concelho. A primeira ação de formação realizou-se na passada semana com a participação de 150 assistentes operacionais.
“Com esta medida, a autarquia pretende criar condições para uma maior capacitação e especialização do pessoal não docente nas escolas, promovendo a atualização de conhecimentos e a melhoria contínua do serviço prestado”, refere o município.
Em comunicado, a Câmara de Braga diz que “esta academia de formação complementa um conjunto de medidas e processos implementados pelo município para a valorização dos seus recursos humanos, nomeadamente aqueles que trabalham ao serviço da educação”.
Para a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, esta estratégia “trará muitos benefícios” a toda a comunidade educativa.
“Ambicionamos alcançar muito mais do que uma melhoria das competências teóricas e técnicas/práticas, queremos criar a oportunidade para os profissionais da mesma área trocarem experiências e criarem redes de contactos, que aumentem a sua confiança e autoestima enquanto pessoas e profissionais, queremos uma comunidade educativa mais próxima e a trabalhar cada vez mais em rede para dar uma melhor resposta às nossas crianças e jovens”, sustenta Carla Sepúlveda.
Na primeira ação de formação foram abordadas as seguintes temáticas: Segurança no Trabalho e Primeiros Socorros em ambiente escolar; Conceitos, Estratégias e Práticas para trabalhar com Crianças com NE; Educar Fora da Sala de Aula: O papel do Assistente Operacional.