O Município de Braga vai recolher sugestões da população para serem incorporadas no regulamento municipal de gestão do arvoredo em meio urbano e de espaços verdes do concelho.
A abertura do período de consulta pública deste instrumento de gestão e planeamento será discutida na próxima reunião do executivo, marcada para terça-feira.
Em comunicado, a autarquia refere que “este regulamento define a estratégia municipal para o arvoredo urbano, identificando os ciclos de manutenção e as normas técnicas para a implantação e manutenção do arvoredo”.
“Inclui, ainda as regras técnicas e operacionais específicas para a preservação, conservação e fomento do arvoredo urbano e virá a conter, nos termos da referida legislação, inventário municipal, com listagem e planta de localização das árvores classificadas de interesse público e de interesse municipal existentes no território”, acrescenta.
O regulamento tem como objectivo “criar um quadro de actuação que promova e sistematize as intervenções da autarquia no planeamento, implantação, gestão e manutenção do arvoredo, bem como assegurar uma utilização correcta e uma conservação adequada dos parques, jardins e espaços verdes do concelho”.