REGIÃO

REGIÃO -
Câmara de Esposende e IEFP ensinam arte do junco de Forjães

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Esposende, em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). e com a colaboração da Junta de Freguesia de Forjães, vai promover mais uma acção de formação ‘Artesanato: Arte do Junco’.

Destinada a activos empregados e desempregados, esta acção decorre no Centro Interpretativo do Junco, em Forjães, entre o dia 2 de Maio e o dia 23 de Junho, em horário pós-laboral, às quintas-feiras, entre as 19h00 e as 22h00, e ao sábado, de quinze em quinze dias, entre as 09h00 as 13h00.

Trata-se de uma formação modular de 50 horas, num percurso de uma Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), designadamente ‘Projectos de tecelagem’ – 50 horas, sendo que os formandos têm direito a subsídio de refeição.

Através da promoção deste curso profissional pretende-se fomentar a arte do artesanato do junco, contrariando o seu desaparecimento e promovendo a cesta de junco Forjães.

JUNCO DA VILA DE FORJÃES

O artesanato das esteiras de junco na Vila de Forjães, concelho de Esposende, é um dos patrimónios culturais, a nível material e imaterial, mais estimados e queridos pela população local.

Apesar de todos os riscos associados aos novos sistemas de produção industrial e à quase perda de mão-de-obra especializada, Forjães manteve sempre uma forte ligação ao artesanato de junco.

Esta manutenção fez-se por duas ordens de razão: haver quem tivesse o conhecimento experimentado ao longo de gerações; e, mais recentemente, um novo valor atribuído ao artesanato, como elemento identitário, na sequência de uma nova relação com o património cultural associado às tradições rurais e artesanais, contextualizados agora na oferta patrimonial e turística.

Refira-se que, no passado dia 12 de Março, foi publicado despacho (2569/2024) em DR II Série, que aprova o registo da produção tradicional ‘Junco de Forjães – Esposende’ no Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas.

Para mais informações sobre esta oferta formativa, os interessados devem contactar através do e-mail [email protected] ou do telefone 258 248 216.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS