A Câmara de Esposende vai avançar com a requalificação da rua da Redonda, em Marinhas, uma intervenção com um custo de cerca de 451 500 euros e um prazo de execução previsto de seis meses.
Em comunicado, a autarquia explica que esta artéria é a via principal de ligação entre o lugar de Cepães e o núcleo central da cidade, pelo que “a intervenção se reveste da maior relevância, tendo sida elencada como prioritária, tanto pela Câmara Municipal como pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra”.
A obra contempla a uniformização da faixa de rodagem e execução de passeios, bem como a requalificação das infra-estruturas eléctricas, telefónicas e hidráulicas (redes de água e saneamento).
“Numa perspectiva de optimização, gestão e manutenção das infra-estruturas hidráulicas, especialmente no que se refere a instalação de equipamentos para controlo e redução de perdas nos sistemas de distribuição de água, está prevista a substituição da tubagem de abastecimento de água com aumento de calibre e instalação de Zona de Medição e Controlo; a desactivação dos troços de rede de drenagem de águas residuais domésticas inutilizadas; e a construção de rede de drenagem de águas residuais pluviais considerando a reabilitação urbana prevista. A rede de Baixa Tensão e Iluminação Pública passará de aérea a subterrânea”, avança a Câmara esposendense.
Esta intervenção, realizada em parceria com a empresa municipal Esposende Ambiente, enquadra-se no Plano de Investimento nas Freguesias do Município, que “privilegia a melhoria das condições das vias, a requalificação do espaço público e a intervenção em infra-estruturas e edifícios”.