REGIÃO -
Caminha. Forte do Cão distinguida como Praia Zero Poluição

A Praia do Forte do Cão, na freguesia de Âncora, é uma das 53 praias portuguesas de Zero Poluição, segundo a lista divulgada pela associação ambientalista ZERO.

A distinção de excelência resulta de análises realizadas em três épocas balneares sucessivas, em que não foi detectada qualquer contaminação microbiológica.

PUBLICIDADE

A própria ZERO reconhece que “não é fácil atingir este grau de qualidade” e explica que a classificação das praias é conseguida a partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente.

“A associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2018, 2019 e 2020), não só tiveram sempre classificação excelente como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de detecção em todas as análises efectuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação”.

As praias distinguidas, onde se inclui a praia caminhense, representam 8% do total das 643 zonas balneares que vão estar em funcionamento nesta época.

O concelho de Caminha mantém nesta época balnear as cinco Bandeiras Azuis. Todas as praias marítimas hasteiam a Bandeira Azul em 2021: Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

Recorde-se que a época balnear para as praias da Foz do Minho, Moledo, Vila Praia de Âncora e Forte do Cão, começa este sábado e termina a 12 de Setembro. Já a praia das Azenhas, em Vilar de Mouros, e da nova Praia de Pedras Ruivas, a época inicia-se a 1 de Julho terminando a 31 de Agosto.

Recorde-se ainda que Moledo acolhe a cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul da Região Norte, próximo sábado, no Auditório António Pedro, pelas 11h30, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Mestre Rita Mendes.