Opinião de Pedro Santos Freitas
Com o aparecimento da pandemia Covid-19 e o confinamento decretado pelo governo, assistiu-se a uma mudança de hábitos dos portugueses – ficámos mais sedentários, começámos a beber mais álcool e a fazer menos exercício físico.
Por outro lado, o fecho de negócios levou à perda de rendimentos e muitos foram os que começaram a ter uma alimentação menos saudável, o que contribuiu ainda mais para piorar a saúde da nossa população.
A Organização Mundial de Saúde informou que milhões de mortes a nível mundial podiam ser evitadas com mais exercício físico e recomendou 150 minutos de exercício moderado por semana.
Está provado que, de todas as modificações que pode fazer no seu estilo de vida, fazer exercício físico é a intervenção que consegue melhorar mais a nossa saúde e a maneira mais fácil de o fazer poderá ser realizando caminhadas.
A caminhada cumpre todos os propósitos da atividade física ao mesmo tempo que não implica um risco elevado de lesões e não é dispendiosa em termos económicos, é gratuita e não requer nenhum equipamento ou treino especial.
Quais são então os benefícios que pode esperar se fizer caminhadas regularmente?
- Menor probabilidade de vir a ter cancro: num estudo que seguiu durante mais de 10 anos, em 750 mil pessoas, verificou-se que caminhar diminuiu a incidência de 7 tipos de cancro: Mama, Rim, Mieloma, Útero, Linfoma, Fígado e Intestino e observou-se que, quanto mais tempo se caminhasse, mais baixava a incidência de cancro.
- Melhorar o controlo de diabetes tipo 2: Quem caminha regularmente baixa o risco de vir a ter diabetes em 40%. Para quem é diabético, o exercício é benéfico pois vai estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células.
- Prevenir o excesso de peso: A caminhada pode queimar entre 300 e 400 calorias em 1 hora, sendo importante que seja praticada de forma regular para haver benefícios.
- Fortalecer os seus músculos e prevenir as quedas: ao fazer caminhadas, melhora a força dos seus músculos e os seus ossos ficam mais fortes, o que, a longo prazo, pode ser importante para não ter uma fratura e não depender de ninguém para conseguir fazer as suas atividades.
- Prevenir doença cardiovascular: caminhar fortalece o coração e aumenta a circulação sanguínea pelo corpo, ajudando a diminuir a probabilidade de vir a ter doenças do coração ou AVC.
- Benefícios a nível mental, com a diminuição de sintomas de ansiedade e depressão: Mesmo uma caminhada tão curta quanto trinta minutos todos os dias, pode diminuir a sua frequência cardíaca e aliviar a sua ansiedade. O exercício físico liberta hormonas que o fazem sentir bem.
- Melhoria da qualidade do sono: vários estudos sugerem que uma simples caminhada durante o dia, melhora a qualidade do sono e diminui as insónias.
8. Melhor memória: caminhar melhora a saúde do cérebro e o pensamento em pessoas idosas com deficiências de memória, de acordo com alguns estudos.
Por esta razão, o Centro de Saúde de Amares vai organizar, em maio, uma caminhada, de modo a consciencializar os nossos utentes para a necessidade de fazer exercício físico regularmente e todos estão convidados.
Participe…pela sua saúde.